top of page

A SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO DEPENDE DE TODOS


Convenceram você que morar em um condomínio é mais seguro. Porém, é possível que tenham esquecido de dizer que a maior parte da segurança depende das suas atitudes seguras. Hábitos simples como fechar uma porta, já é fundament

al para a garantia da tranquilidade interna.

É muito importante frisar que, se o marginal estiver plenamente motivado para atentar contra o seu condomínio, todas as barreiras poderão ser transponíveis.

O que fazer então?

Basicamente todo marginal busca para implementar sua ação três fundamentos básicos:

  • A Atratividade. O condomínio está localizado em um bairro considerado de alto padrão, possui uma imponente apresentação, os veículos que entram e saem são de alto valor e os moradores são frequentadores assíduos das colunas sociais.

  • A Vulnerabilidade. O condomínio não possui um sistema de segurança implantado, os funcionários não são treinados e os condôminos não tomam os mínimos cuidados com a segurança.

  • A Oportunidade. O marginal observa o condomínio por um determinado tempo e percebe que na troca de turno os funcionários da portaria não tomam os mesmos cuidados com o controle de acesso de terceiros.

Atitudes simples como: esperar o portão da garagem fechar, não divulgar senhas, treinamento dos funcionários, realizar uma pesquisa de antecedentes dos funcionários do condomínio e daqueles que trabalham diretamente para os moradores e exigir a apresentação de documentos que comprovem a regularidade da empresa, reduzem significativamente a vulnerabilidade e diminuem a oportunidade.

Com a facilidade de acesso a informação através da internet, redes sociais, jornais e revistas, reduzir a atratividade é um exercício diário de “humildade”. Convencer nossa família sobre a importância da discrição, sem deixá-los fora das redes sociais não é tarefa fácil. Qualquer informação pode, e será, usada por pessoas mal-intencionadas para a realização de atos criminosos.

Tenho percebido que os moradores de condomínios estão muito preocupados em instalar dispositivos eletrônicos cada vez mais sofisticados, barreiras cada vez mais altas. É claro que reconheço a importância da tecnologia, mas afinal somente tecnologia basta? E quem irá comandá-la? Quem irá dar a pronta resposta?



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page