top of page

VERÃO, Piscina e Segurança


Verão, férias, calor e crianças em casa...

Pois bem!!!

Com a chegada do verão, as piscinas se tornam o xodó dos condôminos, portanto, esta área de lazer pede atenção redobrada com a segurança.

Na estação mais quente do ano aumenta o interesse em todas as atividades que envolvam água, por isso a piscina se torna a maior atração dos condomínios. Este período também coincide com as férias escolares das crianças, que passam a frequentar mais esta área comum. A alegria, no entanto, pode ser interrompida em função de diversos acidentes – muitos deles fatais – que podem acontecer devido a alguns descuidos.

Caso aconteçam quaisquer acidentes, o síndico sempre será responsabilizado, ainda que parcialmente, pois ele é o representante legal do condomínio, mas a responsabilidade das crianças é inteiramente dos pais. Para minimizar os riscos, criamos uma lista com itens que deverão ser verificados.

Lista de verificação das piscinas

Manutenção:

Sendo verificado periodicamente pelo zelador, toda a área deve ser pensada para proporcionar maior segurança para sua utilização, isso inclui piso, escadas, mobiliários e etc.

Drenos:

Os drenos realizam a sucção de água, porém a falta de tampas adequadas para a vazão, por exemplo, podem causar acidentes que resultem em afogamento.

Sinalização:

O condomínio deverá ter à vista de todos, uma placa com a profundidade da piscina. Outras instruções de bom uso também podem ser apresentadas em placas.


Cercas:

O ideal é que seja alta e tenha uma tranca de difícil manuseio e esteja trancada em momentos com menor circulação nas áreas comuns do condomínio.

Uma barreira em volta da piscina é uma das principais prevenções de acidente em locais de grande circulação, principalmente de crianças, pois impede que elas caiam acidentalmente.


Capa:

De uso controverso, devido ao risco apresentado para crianças. A capa colabora para economia de água e manutenção da sua higiene. Caso o condomínio siga à risca todos os itens sugeridos de segurança, seu uso pode beneficiar o condomínio.


Guarda vidas:

Dependendo do tamanho do condomínio e da quantidade de condôminos que utilize frequentemente a piscina, o condomínio pode discutir a contratação de uma guarda-vidas, ainda que somente pela temporada de verão.


Crianças:

As crianças só devem permanecer na piscina mediante autorização dos pais. As menores de 10 anos sempre devem estar acompanhadas, mesmo em outras áreas comuns.


Limpeza da água:

Para manter a água da piscina apta para uso, ela deve ser tratada diariamente com os produtos recomendados (atualmente há dosadores automáticos de produtos). Caso o responsável por esta atividade seja um funcionário do condomínio, é importante que ele seja qualificado para tal.


Regras de uso:

Para evitar acidentes de outra natureza, o condomínio pode criar algumas regras de bom uso como, proibir o uso de copos, garrafas e outros objetos de vidro nesta área. Não consumir bebida alcoólica e evitar determinadas brincadeiras, etc. Todas estas questões devem ser discutidas e votadas em assembleia.


Curtir o VERÃO é a prioridade.

Aproveite de forma sadia, viva a vida, pense sempre no seu

“BEM ESTAR”

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page